terça-feira, 16 de maio de 2023

Tribunal reverte anulação de sentença de Cabral e critica o juiz da Lava Jato

Publicado em 16 de maio de 2023 por Tribuna da Internet

Novo juiz da Lava Jato nega ter feito doação para campanha de Lula | Brasil  | O Dia

Juiz Appio é petista e assinava as decisões como “LUL22”

Felipe Bächtold
Folha

O TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) reverteu decisão que havia anulado sentença do ex-governador do Rio Sérgio Cabral na Lava Jato com base em diálogos de autoridades da operação hackeados.

Sob argumento de imparcialidade, Appio havia anulado no último dia 2 uma sentença proferida em 2017 contra Cabral pelo então juiz Sergio Moro, hoje senador pela União Brasil-PR.

FALHA NA ANULAÇÃO – Em despacho da última quinta-feira (11), o desembargador federal Carlos Eduardo Thompson Flores, da segunda instância, considerou que o magistrado que anulou a condenação, Eduardo Appio, não poderia ter despachado no caso sem antes responder sobre questionamentos a sua imparcialidade que tinham sido protocolados anteriormente.

Na ocasião, o juiz Appio, hoje responsável pela Vara Federal onde tramitam os casos da Lava Jato no Paraná, concordou com pedido da defesa de Cabral para considerar parcial a atuação de Moro no processo com base nas mensagens trocadas no aplicativo Telegram com o ex-procurador Deltan Dallagnol, atualmente deputado federal pelo Podemos-PR.

O Ministério Público Federal, então, recorreu afirmando que Appio estaria impedido de despachar nesse processo em virtude de decisão da segunda instância expedida em abril.

SUSPEIÇÃO – Naquele mês, o tribunal regional determinou que o juiz de primeira instância deveria parar de atuar em processos da operação nos quais haviam sido protocoladas exceções de suspeição contra ele.

As exceções de suspeição são pedidos feitos pelas partes para que o juiz se declare impedido de julgar determinado processo. Caso rejeite a solicitação, o pedido é avaliado pela segunda instância.

No caso de Appio, o TRF-4 considerou que ele estava ultrapassando o prazo para responder a esses pedidos.

Ex-governador do Rio, Sérgio Cabral

Cabral não contava com essa reversão

DECISÃO DO TRIBUNAL – Na decisão da última quinta, que é provisória, Thompson Flores afirmou que Appio “descumpriu a decisão do tribunal” ao despachar no caso de Cabral.

Em pedido feito em 8 de março, a procuradora Carolina Bonfadini de Sá pediu que o juiz de primeira instância se declarasse suspeito para atuar na Lava Jato por, segundo ela, ter emitido opiniões políticas e ideológicas a respeito da operação, entre outros motivos.

Appio sempre rechaçou declarações desse tipo e tem falado que nada o impede de julgar os processos da operação. Ele assumiu a vaga de titular da Vara Federal de Curitiba em fevereiro. Naquele mês, em entrevista à Folha, fez uma série de críticas ao trabalho de antigas autoridades da operação, como ao dizer que alguns momentos da investigação foram “dignos de comédia pastelão”.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – O juiz Appio é um paspalhão, em busca de 15 minutos de fama às custas do desmonte das decisões do então juiz Sérgio Moro. Appio é um petista tão fanático que assinava suas decisões judiciais com a sigla LUL22, O Tribunal Regional Federal já o colocou em seu devido lugar, mas ele insiste em tentar aparecer nos holofotes e já pode até ser considerado um ex-juiz. Pena que sua punição máxima seja um prêmio – a aposentadoria precoce, com vencimentos integrais, aos 50 anos, com direito de advogar. Nada mal, não é mesmo? (C.N.)  


Petrobras abandona a criminosa paridade de importação nos preços dos combustíveis

Publicado em 16 de maio de 2023 por Tribuna da Internet

Jean Paul Prates, indicado à Petrobras, renuncia ao mandato de senador

Prates tentou recuar, mas teve de atender a Lula

Anelise Gonçalves e Nicola Pamplona
Folha

A Petrobras divulgou, nesta terça-feira (16), sua nova política de preços de combustíveis, em substituição à PPI (paridade de importação), que definia reajustes da gasolina e do diesel com base em simulações sobre o custo de importação dos produtos. O novo modelo deixa de considerar o custo de importação e mira a busca por clientes e o custo de oportunidade de venda dos produtos, como já vinha sinalizando o presidente da estatal, Jean Paul Prates. A expectativa é que contribua para reduzir os preços no país.

A Petrobras não deixará de acompanhar as cotações internacionais do petróleo e seus derivados e diz que os reajustes continuarão sem periodicidade definida, “evitando o repasse para os preços internos da volatilidade conjuntural das cotações internacionais e da taxa de câmbio”.

MAIS COMPETITIVA – Em comunicado, Prates repetiu que a estratégia comercial tornará a Petrobras mais eficiente e competitiva, atuando com mais flexibilidade para disputar mercados com seus concorrentes.

“Vamos continuar seguindo as referências do mercado, sem abdicar das vantagens competitivas de ser uma empresa com grande capacidade de produção e estrutura de escoamento e transporte em todo o país”, afirmou.

A política do PPI foi implantada no governo Michel Temer, como estratégia para blindar a estatal contra ingerências políticas após um período de represamento de preços que trouxe grandes prejuízos à companhia durante a campanha para a reeleição de Dilma Rousseff, em 2014.

REPASSES INDEVIDOS – Seus críticos, porém, diziam que a política penalizava o consumidor ao repassar para o mercado interno custos como o transporte dos combustíveis até o país e as volatilidades do mercado internacional de petróleo.

No comunicado distribuído nesta terça, a Petrobras defende que a nova política “mantém um patamar de preço que garante a realização de investimentos previstos no Planejamento Estratégico, sob a premissa de manutenção da sustentabilidade financeira da companhia”.

“A Petrobras reforça seu compromisso com a geração de valor e com sua sustentabilidade financeira de longo prazo, preservando a sua atuação em equilíbrio com o mercado”, completa a companhia.

GRUPO GESTOR – Os reajustes continuarão a ser definidos por um grupo formado por dois diretores e pelo presidente da estatal, com acompanhamento do conselho de administração, que é hoje mais alinhado ao governo do que em gestões anteriores.

A empresa não divulgou uma fórmula de precificação dos combustíveis. Diz que os valores serão definidos com base nas alternativas de suprimento, ou seja, a concorrência, e no custo de oportunidade, isto é, por até qual valor a estatal poderia vender o produto.

A decisão foi comemorada nesta terça por sindicatos que apoiaram a campanha do presidente da República. “Depois de quase sete anos assombrando o povo brasileiro, o pesadelo chega ao fim”, disse o coordenador-geral da FUP (Federação Única dos Petroleiros), Deyvid Bacelar.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – 
Quando o governo acerta, é uma alegria parabenizá-lo. Lula prometeu e cumpriu. O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, que é ligado ao mercado do petróleo, ainda tentou recuar, mas não foi possível. Vamos ver se o governo do PT seguirá em frente, porque ainda falta reorganizar o setor de refino, que só produz 78,2% dos combustíveis aqui utilizados, embora o país seja autossuficiente na produção. É nessa injustificada importação de combustíveis que mora o perigo e tem mais corrupção do que nos demais setores da estatal, onde trabalhei por vários anos. Mas quem se interessa? (C.N.)

Após o sobrinho do prefeito Deriser anunciado como per-candidato Fábio Genérico foi descartado, nem em fotos aparece mais.

Até pouco tempo atrás o inominável prefeito de Jeremoabo quando queria autopromover-se as custas do dinheiro sacrificado do povo levava o Fábio Original a tiracolo, isso porque no dia que o Ministério Público estiver com vontade de defender a Constituição principalmente seu Artigo 37, ambos serão penalizado e com certeza ficarão inelegível.

Como tudo muda  para pior em Jeremoabo, corre o boato que o prefeito para acabar de ferrar com o povo de Jeremoabo, e perservar o seu modo nefasto de governo, irá indicar seu sobrinho como  pre´candidato a prefeito, mesmo com todas as denúncias contra o mesmo.

Diante disso o prefeito Deri do Paloma  descartou o Fábio Original que foi transformado em Fábio Genérico, nem para tirar fotos serve mais para o prefeito;

É isso Fábio foi foi além do chinelo ferrou-se, seu sonho de uma noite de verão o vento levou; reze para que o pior não venha acontecer com a AIJE em andamwenrto, senão além de queda coice.

É bom o prefeito lembar para ter cuidado com o andor já que o santo é de barro, e também que em Barlim ainda  ainda há juízes . 

sábado, 6 de maio de 2023

Ministro Alexandre Padilha sofre com críticas e é cobrado por Lula e pelo PT

Publicado em 6 de maio de 2023 por Tribuna da Internet

Padilha segura a descarga, mas a culpa não é apenas dele

Deu na Folha

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, passou a sofrer críticas dentro do seu próprio partido, o PT. Dirigentes reclamam que ele não dá prosseguimento a demandas e privilegia aliados. Nos últimos dias, houve reuniões tensas em que ele foi cobrado.

Padilha está na berlinda após duas derrotas em temas importantes para o governo de Luiz Inácio Lula da Silva. Na terça-feira (dia 2), foi retirado da pauta da Câmara o projeto de lei das fake news, por falta de segurança quanto à sua aprovação.

SANEAMENTO, TAMBÉM – No dia seguinte, os deputados derrubaram decretos que alteravam o marco do saneamento básico.

Mas também há quem minimize dentro do PT sua parcela de culpa nos reveses no Legislativo, dizendo que o problema é de falta de coordenação do governo como um todo.

A ausência de envolvimento do presidente, que viaja frequentemente ao exterior, e a falta de comprometimento de partidos que participam do governo são apontados como fatores importantes.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – O próprio Lula fez críticas ao desempenho de Alexandre Padilha, como se ele fosse responsável por tudo. Mas o fato é que, com Lula viajando sem parar ao exterior, a base aliada fica desconfiada e desamparada. Outro fator é o comportamento do ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, que está completamente desmoralizado. Além de viver de mau humor, criando casos e com o rei na barriga, arranjou no Tribunal de Contas da Bahia um emprego vitalício de quase R$ 42 mil mensais para sua mulher, Aline Peixoto, que é enfermeira de profissão. Desse jeito, o governo vai mal. (C.N.)


A coroação do Rei | Influenciador sofre golpe ‘Boa noite Cinderela’ | Messi no Al Hilal?

 

EM DESTAQUE
Rei Charles 3º é coroado em cerimônia histórica no Reino Unido
08:40 - 06 DE MAIO DE 2023
Rei Charles 3º é coroado em cerimônia histórica no Reino Unido
'Boa noite Cinderela': influenciador sueco é drogado e roubado no Rio
07:00 - 06 DE MAIO DE 2023
'Boa noite Cinderela': influenciador sueco é drogado e roubado no Rio
"Lionel Messi no Al Hilal? Vamos ver o que acontece"
05:20 - 06 DE MAIO DE 2023
"Lionel Messi no Al Hilal? Vamos ver o que acontece"
Jovem se abriga da chuva e morre eletrocutado no Paraná, dizem testemunhas
07:44 - 06 DE MAIO DE 2023
Jovem se abriga da chuva e morre eletrocutado no Paraná, dizem testemunhas
Cão doméstico ataca família e mata bebê de nove meses
05:15 - 06 DE MAIO DE 2023
Cão doméstico ataca família e mata bebê de nove meses
Algemado, suspeito pula viaduto para tentar fugir da polícia em GO
07:55 - 06 DE MAIO DE 2023
Algemado, suspeito pula viaduto para tentar fugir da polícia em GO
Troca de tiros após assalto a banco termina com cinco mortos no Maranhão
06:20 - 06 DE MAIO DE 2023
Troca de tiros após assalto a banco termina com cinco mortos no Maranhão
Quem diria que um suco de cenoura, salsa e limão faria emagrecer?
05:55 - 06 DE MAIO DE 2023
Quem diria que um suco de cenoura, salsa e limão faria emagrecer?
Famosos que se casaram depois dos 50!
11:40 - 06 DE MAIO DE 2023
Famosos que se casaram depois dos 50!

Ao nos imitar, os computadores estão ficando humanos, demasiadamente humanos


Imagem gerada pela ferramenta DALL·E 2 a partir do comando 'um robô jogando videogame'Hélio Schwartsman
Folha

Os não tão novos se lembrarão de quão ruins eram os primeiros programas de computador que se propunham a traduzir textos de um idioma para outro. Muita coisa não fazia sentido e, do que fazia, grande parte estava simplesmente errada. Línguas naturais encerram uma carga quase proibitiva de ambiguidades e polissemias.

O panorama começou a mudar quando os programadores abandonaram a estratégia linguisticamente mais intuitiva de trabalhar em cima de listas de palavras (dicionário) combinadas com as regras sintáticas e partiram para a força bruta.

DUAS LIÇÕES – Inspirados nas ideias de Claude Shannon (1916-2001) e sua teoria da informação e com acesso a megabancos de dados de documentos bilíngues, com bilhões e bilhões de frases, os cientistas resolveram apostar em métodos estatísticos, que analisam todas as possibilidades de traduções registradas, calculam suas frequências e a partir daí tentam adivinhar a expressão “certa”.

Funcionou, e programas como o ChatGPT e seus concorrentes são os filhotes desses algoritmos linguísticos ancestrais.

Vejo aí duas lições a extrair. A primeira é que o sucesso do método revela que clichês e repetições estão muito mais profundamente entranhados em nossas existências do que estaríamos prontos a admitir.

SOMOS PREVISÍVEIS – Gostamos de nos imaginar como seres criativos, mas a verdade é que somos tão previsíveis que, quando computadores modelam nossas repetições e agem segundo seus padrões, eles se passam bem por humanos, sendo aprovados sem maiores dificuldades no teste de Turing.

A segunda lição é que os computadores, ao papagaiar nossas instanciações, acabam reproduzindo nossos vieses. É lamentável, mas não chega a ser uma surpresa que esses programas linguísticos incorram em racismo, delírios, explosões do que parece ser raiva, inventem citações e até mesmo fatos.

Como diria Nietzsche, isso é “humano, demasiado humano”.